top of page

SALA DE INFORMÁTICA

A sala de informática tem como objetivo usar o computador com alunos da Educação Especial para o desenvolvimento da leitura e da escrita. O computador é utilizado pelos alunos como ferramenta educacional de apoio. O ambiente informatizado faz com que os alunos melhorem na leitura e na escrita e encontram caminhos alternativos de aprendizagem na sala de aula e, consequentemente, na vida social.

EQUOTERAPIA

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro desta abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais. O cavalo é agente promotor de ganhos físicos e psíquicos. Atividade que exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

Atividades educativas é desenvolver  habilidades funcionais e conhecimentos que serão importantes para tornar a pessoa com necessidades especiais independente e produtiva, conforme suas possibilidades na sua vida escolar, familiar e social.  Educar, ensinar e instruir para a vida prática, proporcionando o desenvolvimento de comportamento e atitude adequados para o convívio social. Oportunizando a vivência das tarefas do cotidiano no ambiente escolar, denominadas AVPs (Atividades de Vida Diária) e AVDs (Atividades de Vida Prática) melhorando assim a sua qualidade de vida.

FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia na escola vai muito além do que se imagina. O fonoaudiólogo, com sua experiência e práticas a respeito dos processos de aprendizagem e da comunicação em geral, participa da equipe escolar na elaboração de projetos pedagógicos propondo atividades e situações rotineiras de sala de aula para que o professor possa aperfeiçoar o desenvolvimento da linguagem oral  e escrita de seus alunos facilitando, dessa forma, todo o processo de ensino e aprendizagem.

PSICOLOGIA

Os atendimentos psicológicos visam a esclarecer orientar e oferecer suporte aos alunos com deficiência e sua família, possibilitando condições de adaptação e favorecendo o desenvolvimento nos aspectos afetivos e cognitivos, aumento da qualidade de vida e construção de alternativas de atividades no meio social.

ASSISTENTE SOCIAL

A identificação das famílias com o setor do Serviço Social  é de suma importância a escuta qualificada e o acolhimento. A partir disto são realizados os encaminhamentos necessários, tanto externos como para os demais profissionais da equipe multidisciplinar. O assistente social tem como objetivo no trabalho na APAE estreitar as relações família-instituição cada vez mais.

FISIOTERAPIA

O serviço de fisioterapia tem importante papel na habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, facilitando a aquisição do desenvolvimento motor, aprimorando as atividades cognitivas, favorecendo atividades funcionais ganhando força muscular e amplitude nos movimentos, diminuindo a interferência de reflexos, estimulando equilíbrio dinâmico e estático, corrigindo e prevenindo deformidades. Previne distúrbios do desenvolvimento infantil através da estimulação precoce e possui ação globalizadora e integral sobre a criança e suas necessidades.

HIDROTERAPIA

Hidroterapia – Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especificamente para este fim com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.

Este é o profissional que está devidamente autorizado pela lei para utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos.

A Fisioterapia Aquática destaca-se a cada dia devido aos resultados que podem ser mensurados em pesquisas científicas e ao alto grau técnico que os profissionais reabilitadores brasileiros atingiram.

Please reload

bottom of page